sábado, 14 de novembro de 2015

Drogas: Liberação ou restrição?

 

                                                                               Edson Batista dos Santos
edinho_ctg@yahoo.com.br
                              
          As drogas sempre estiveram presente nas vidas das pessoas, elas não são desse século, sempre existiram e na contemporaneidade, algumas têm sido produzida em laboratórios. A droga também está presente na vida cultural das pessoas, nas festas, em algumas religiões, no trabalho e em outros locais onde as pessoas convivem.
          As drogas são classificadas em licitas e ilícitas. Licitas são aquelas que são permitidas para o consumo e a comercialização por lei, com algumas restrições, como proibição para menor de 18 anos, no caso do álcool, e alguns medicamentos que só podem ser comprados mediante uma requisição médica. Já as drogas ilícitas não são permitidas a comercialização, portanto quem for pego com alguma droga ilícita poderá ser punido na forma da lei.
          Na atualidade muito tem se discutido a respeito das drogas, uso, dependência e penalidades, assim também como a liberação. Alguns países passaram a adotar uma política diferenciada com a descriminalização de algumas drogas, por exemplo, Portugal liberou a comercialização e o consumo da maconha, sendo que o usuário tem direito a comprar uma certa quantidade podendo ser penalizado se consumir mais que o permitido.   É interessante perceber que em Portugal o número pessoas presas por trafico diminuiu e que o número de usuário também. No Brasil existem políticas públicas para punir traficantes.  Já se um usuário for pego com uma quantidade pequena, não irá preso, mas passará por um processo educativo e será colocado para trabalhar em alguma comunidade, já o traficante, este pode pegar de 5 a 15 anos de prisão.
          O uso de drogas está relacionado aos fatores de vulnerabilidade e que podem ser prevenidos se identificados e trabalhados em conjunto com o social, saúde e educação.
           As drogas têm causado danos a saúde e à família, é importante que os usuários tomem conhecimento dos efeitos e das causas, percebam que podem conviver com elas de forma consciente e assim também passar conhecimento para o outro. Muitos programas trabalham com redução de danos, ou seja, uma forma de o usuário conviver com as drogas sem o uso abusivo.
          As drogas tem causado danos à vida, porém existe formas de pelo menos diminuir estes danos, Portugal e outros países estão no caminho certo, o Brasil deveria trilhar por este mesmo caminho, a liberação é a forma de ajudar pessoas que hoje se sentem criminalizadas,  usuários que são taxados de "marginais", a cada dia aumenta o numero de usuário presos, de contaminação por seringas, de doenças na boca por contato com latas enferrujadas ( consumo de crak em cachimbos feitos com latas ) de mortes por dívida e de outros malefícios que as drogas e a proibição tem causado na vida dessas pessoas, é preciso refletir sobre isto e sobre a vida dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário